aprendizados vnew 2018
Maria Gabriela Zanotti

Branding

O que fizemos, pensamos e levamos de 2018

A Agência Vnew passou por grandes transformações este ano. Os aprendizados foram muitos e no rosto, trabalho e dedicação de cada membro pudemos ver a vontade de crescer. A responsabilidade de agregar o diferente foi enorme. Muitas pessoas vieram, algumas se foram – e deixaram o legado para a nova geração que se formou. Nas mesas e fones de ouvido, as diferenças entre nós não são tímidas. Mas nos orgulhamos em ver que a diversidade ocupou o espaço e está guiando pautas e trabalhos que realizamos por aqui.

Nunca estivemos tão fortes. As dificuldades, desafios, perdas e retrocessos vividos em 2018, nos fortaleceram e nos uniram. Cada um sentiu este ano de alguma forma, e levará os aprendizados para algo muito maior que nos aguarda no próximo.

 

maria gabriela zanotti

Segmentação

Aprendi a importância de conhecer o público-alvo de cada cliente e segmentá-lo, facilitando o caminho entre a informação e a persona. Pensar em diferentes conteúdos para diferentes pessoas foi um grande desafio, principalmente na previsão de como seriam as interações e onde essas pessoas estariam. Mas, ao ver o resultado esperado ser concretizado, percebi como a metodologia e os processos comunicacionais são importantes na vida em agência. Estudar o mercado, o produto, a persona e a abordagem viraram lei!

Hibridismo

Somos seres múltiplos e capazes de adquirir capacidades essenciais para as demandas do mercado. Este ano, compreendi que é essencial se atualizar e buscar formações diferenciadas, saindo da sua zona de conforto e formação original. Aqui na Vnew, cada novo desafio é uma oportunidade de aprendizagem e lidar com pessoas de diferentes áreas me faz ir além do meu escopo profissional, abrindo margem para novas oportunidades de atuação.

Ressignificação

Sabe quando você olha para algo e consegue atribuir um novo significado? Treinei a minha capacidade de interpretação e produção, tendo a chance de desafiar o comum. Aprendi que não é porque algo sempre foi feito da mesma maneira que deverá continuar assim. A comunicação só muda se alguém transformá-la e a agência me mostra, dia após dia, que eu posso ser a pessoa responsável por esta mudança.

Escolhas

Ao longo da vida, enfrentamos diversos dilemas e tomadas de decisões. Este ano, passei por escolhas difíceis e tive que optar entre o mercado tradicional e uma rotina mais tranquila ou a vida em agência e sair da zona de conforto. Aprendi que o autoconhecimento é essencial nestes momentos e que a confiança da equipe no seu trabalho é fundamental para você seguir com a certeza de que tomou as decisões corretas.

Vida em Agência

E claro, aprendi como é viver em agência. Sendo esta a minha primeira experiência neste ramo, percebi como uma equipe multitarefa e complementar é essencial para construir produtos e cases incríveis, fazendo a diferença no mercado. A Vnew não é sobre a sua capacidade em realizar coisas, mas sim o que você é capaz de construir em time.

 

Investir em educação

Cursos, eventos, workshops e todas as oportunidades que temos de aumentar nosso networking e aprender coisas novas. Esse ano eu vi palestras sobre inteligência artificial, métricas, planejamento de empresas, engenharia, cidades inteligentes, futuros disruptivos, VR e muitas outras. Aprender é um privilégio!

A força de uma equipe

Ter uma equipe unida e motivada é o sonho de qualquer líder. Nós temos na Vnew uma equipe muito integrada. Sabemos reconhecer e respeitar nossas limitações e isso faz toda a diferença na rotina. Obrigado, time!

Pinterest

Em Marketing Digital corremos o risco de ficar preso dentro das mesmas estratégias. Esse ano eu descobri uma plataforma nova: o Pinterest. Recebi com muita alegria o convite da equipe do Pinterest Brasil para ser um dos Experts no Brasil e aprendi muita coisa que pode ajudar bastante nossos clientes.

Compartilhar

Tem a ver com o meu ponto número 1. Não adianta aprender tanto e não ter espaço para compartilhar o conhecimento com os outros. Sou um privilegiado por poder compartilhar isso com clientes, equipe, medium, aulas, bate-papo com alunos e entrevistas.

Descansar

Esse ainda é um desafio para 2019, mas esse ano eu percebi como é importante se permitir um tempo de descanso para a cabeça funcionar melhor no outro dia. Nós que trabalhamos com criatividade e muitas telas precisamos saber a hora de parar, desligar, ficar off e passear.

 

RD SUMMIT 2018

Oportunidade pra lá de IN-CRÍ-VEL, que a Vnew me presenteou, de ir ao maior evento de Marketing Digital e Vendas da América Latina, o RD SUMMIT 2018. Lá, assisti palestras de altíssimo nível e pude me inspirar e adquirir muito conhecimento, além de presenciar uma energia e alegria sensacional. Eu amei cada minuto!

Elaboração de uma ação em especial: Dia das Mulheres, Caramela Cosméticos

Todas as campanhas e ações de clientes da agência, que eu consigo colaborar de alguma maneira, é incrível para mim. Porém, a ação “SE ESPELHE EM VOCÊ” para a Caramela Cosméticos, em comemoração ao Dia das Mulheres desse ano, foi indescritível. Eu tive a oportunidade de planejá-la e executá-la do início ao fim. Verr uma ideia sair do papel em um resultado muito bacana, foi inexplicável para mim – tanto profissional quanto pessoalmente!

Referral Marketing (marketing de indicação)

No RD assisti uma palestra excelente do Rodrigo Noll, em que ele fala sobre marketing de indicação. Ou seja, quando você consegue fazer com que seus clientes falem/indiquem seu negócio para conhecidos, amigos e familiares. Qualquer semelhança com o famoso “boca a boca”, não é mera coincidência.

Chatbots

Fui apresentada aos chatbots na Vnew e no RD pude aprender mais sobre isso. Chatbots é um programa (robô) de computador que simula um ser humano conversando com pessoas. São diversas utilidades que facilitam o dia-a-dia de empresas, otimizando o atendimento ao cliente.

Influenciadores

Pude aprender mais sobre a importância e relevância deles, tanto aqui, quanto no RD. Também conheci plataformas e empresas que trabalham e são feitas especialmente para esse mercado, onde é possível saber quem são os micro influenciadores da sua marca ou quais são os melhores influenciadores para o seu público.

 

Impacto

Trabalhar com clientes e suas produções exige responsabilidade e cuidado a todo momento. Mas admirar o resultado pronto e a satisfação de quem contrata vale todo o esforço e a preocupação na hora de executar o trabalho. Ver nossas produções dando retorno traz uma sensação de missão cumprida a cada arte.

Crescimento

Todos os dia, desde que entrei na Vnew, me trouxeram um aprendizado diferente, tanto para meu crescimento pessoal quanto no profissional. Desde uma simples dica para facilitar uma edição no Photoshop até uma conversa sobre atuações dentro do marketing – cada conhecimento adquirido me torna mais capaz e pronto para novos desafios.

União

Além de açúcar, a união faz a força. Unir o potencial de cada um de nós para construir ideias e trabalhos em conjunto faz com que nossas produções avancem cada vez mais. A troca de conhecimentos e de vivências é uma das coisas que mais gosto trabalhando aqui na Vnew.

Desafio

Entrar na Vnew deu início a um desafio em minha vida: conciliar os estudos na faculdade com o trabalho, em períodos alternados, além de assumir um cargo em uma área de conhecimento diferente da que estou me formando. Quem encara os desafios de frente é quem tem mais chance de crescer e evoluir – e é isso que busco a cada novo trabalho.

Gratidão

Essa é a palavra que não poderia faltar. Gratidão pela confiança em meu trabalho, pelo acolhimento caloroso que recebi, pelos sorrisos em cada piada que contamos, pelas histórias e conhecimentos transmitidos. Sou muito grato por tudo que essa equipe incrível me proporciona todos os dias. Sem dúvida, entrar na Vnew marcou uma nova fase em minha vida.

 

Controle o tempo, não o contrário

Trabalhar com marketing digital é uma tarefa bem desafiadora e exige uma grande noção do que está sendo veiculado, do que foi feito e do que será postado. Muitas vezes, acabamos trabalhando em projetos que estão meses à frente no tempo, o que nos exige um grande controle daquilo que estamos fazendo para que nada saia dos conformes.

Atenção aos detalhes

A falta de uma vírgula, a colocação de uma expressão fora de contexto ou qualquer outro erro podem causar uma má impressão na comunicação que realizamos aos clientes. Cada detalhe é extremamente importante na criação de um anúncio, para que nada seja entendido de forma errônea.

Ser criativo

Muitos podem pensar que a criatividade é uma qualidade inata de alguém, porém, com a Vnew descobri que ela pode ser exercitada e adquirida ao longo do tempo. Tendo um mindset de crescimento e trabalhando com clientes de diferentes áreas é possível criar campanhas incríveis, mesmo não sendo naturalmente criativo.

Erre de cabeça erguida e conserte quando possível

Cada rede social exige um conteúdo específico e, dependendo das demandas dos clientes, o fluxo pode se tornar tão grande que naturalmente algum erro pode acontecer. Não há nenhum problema em errar, mas ao perceber que algo está fora do lugar, mesmo que seja uma palavra, devemos colocar no eixo. Afinal, é a imagem do cliente que está em jogo.

Trabalhe com quem te apoia

Mais do que só colegas de trabalho, a Vnew se tornou uma grande família com quem posso contar. Tenho muitos planos profissionais, principalmente relacionados a diversidade no mercado de trabalho, e é muito gratificante sentir que aqueles que estão à minha volta, na agência, se empolgam tanto quanto eu quando atinjo uma de minhas metas. Até pude escrever sobre a minha experiência em um evento de Afroempreendedorismo para o blog da Vnew, que foi muito gratificante.

 

Organizar e saber passar informação

A organização sempre se fez necessária em qualquer projeto ou equipe, porém, foram poucos os lugares onde encontrei isso funcionando de forma efetiva – como acontece na Vnew. Aqui, cada um sabe da sua função na equipe e ao passar informações para que o próximo possa exercer o seu trabalho, nos preocupamos em transmitir as mesmas com clareza e no tempo certo. Assim, o resultado acaba sempre alcançando o que o cliente esperava e no prazo proposto, com mínimas refações.

Desafiar

No dicionário, trabalho significa “conjunto de atividades, produtivas ou criativas, que o homem exerce para atingir determinado fim.” Um ambiente de trabalho onde não existem desafios criativos, nem mesmo poderia ser chamado de trabalho. É aqui onde passamos grande parte do nosso dia, e é aqui onde esperamos colocar em prática um pouco daquilo que aprendemos na faculdade, cursos e workshops. Produzir de forma criativa, buscando sempre se adequar ao público-alvo de cada cliente, e inovar, é desafiador. Isso que nos motiva a crescer!

Compartilhar

Junto com o desafio, sem dúvidas, vem o aprendizado. Na Vnew, cada um tem ciência de que guardar o conhecimento somente para si não é bacana e compartilhar com a equipe acrescenta coisas boas – tanto de forma individual como coletiva. Eu amo e admiro muito esse comportamento em cada um que, a cada dia, me ensina algo diferente! Trocamos ideias e conhecimentos e todo dia temos a oportunidade de sairmos daqui diferente do que havíamos entrado. Somar sempre!

Imersão

Algo que sempre senti falta em outros lugares onde trabalhei era a falta de contato com os clientes. O fato de ser designer, muitas vezes, nos coloca atrás de uma tela de computador e ali permanecemos criando peças para clientes que só ouvimos falar. Aqui, aprendi que conhecer de perto quem é nosso cliente, seus processos e métodos de trabalho, dialogar com eles e até mesmo experimentar os produtos e serviços que oferecem, enriquecem nosso repertório – facilitando nossa criação e nos aproximando cada vez mais do real objetivo.

Comemorar e valorizar

É maravilhoso quando fazemos um trabalho com dedicação e recebemos reconhecimento. Pode ser um: “parabéns cara”, “mandou bem”, “ficou diferente, legal!” ou até mesmo um “curti e entendi sua ideia, mas o objetivo é outro, vamos tentar de novo?”. Enfim, saber valorizar o trabalho do outro é um empurrãozinho a mais no dia a dia. E aí, quando está tudo certo, vem a comemoração! Aqui, comemoramos as conquistas e alegrias uns dos outros. É muito bom estar com pessoas que nos valorizam e, assim, aprendemos a fazer o mesmo!

 

Trabalho em equipe

Sem dúvidas, acredito que tenhamos desempenhado um excelente ano de trabalhos, sempre muito alinhados entre nossos departamentos.

Expectativas dos nossos clientes

Sempre procuramos explorar (e esgotar ao máximo) o que os clientes da agência esperam que a gente entregue ao fim de cada job realizado. E a resposta pra tudo isso está ai: resultado.

Capacidade criativa

Aqui na agência, o que não falta é criatividade e uma galera que é apaixonada pelo que faz. A gente dá o recado em toda nova campanha/ação e foram tantas que fica difícil escolher só uma para falar.

Oportunidades

A equipe está sempre em busca de aprimorar-se para entregar muito mais no dia a dia de trabalho. Tive algumas oportunidades este ano, onde pude participar de um Workshop de Gestão Criativa com o João e alguns cursos do Blogando, a convite do Marcelo.

Confraternização

Não faltaram momentos de comemoração em nosso QG. Seja para celebrar a chegada de um novo cliente ou mesmo o aniversário do pessoal – sempre tem comida por perto. Tudo bem, às vezes a gente ‘comemora’ sem motivo, porque a gente gosta mesmo é de comer!

 

Mover-se é necessário

Nada é garantido. Comportamentos, tecnologia, costumes… Tudo parece estar em transição. Antes, tínhamos em mente conceitos muito fechados. Hoje, parece existir uma não linearidade de pensamentos. Existir novas vertentes faz com que tudo que era garantido não seja mais. A forma de resolver não é combater mudanças, mas estar pronto para abraçá-las.

 Legado

Pessoas podem ir e vir, mas sempre que cruzam as trajetórias, existe uma troca – de experiências, vivências, opiniões. E todo esse processo nos faz mais cientes de que cada um tem um papel muito importante e que cada experiência foi válida para o aprendizado.

Ensinar é aprender

Um fato muito importante que aprendi aqui é a troca de conhecimentos. Já estive em lugares onde ela simplesmente não existia. Ensinar um pequeno truque, às vezes, pode parecer besteira… Mas pode ser a resposta que uma pessoa procurava há anos. Isso traz sempre um diálogo, um novo aprendizado e cada vez mais cria-se um vínculo.

A verdade fala

Quando se ama e acredita no que você faz, isso transparece. Gosto e carinho, quando são postos em cada gesto, são vistos. Isso inspira e serve como um combustível para seguir em frente – ajudando a dissolver os momentos difíceis.

Valorizar momentos

A efemeridade do tempo que vivemos, nos traz a necessidade de conseguir extrair nosso melhor no pouco tempo que temos.

TAGS: ,

2