Escolas nas redes sociais

Linguagem e conteúdo para redes sociais quando o assunto é educação

Você sabe qual o tipo de comunicação exercida pelas escolas nas redes sociais e novas plataformas digitais? Ao passo que a tecnologia se insere nos segmentos sociais, a cultura digital se fortalece e altera a linguagem que utilizamos. Afinal, o mundo está cada vez mais conectado e as mídias são parte intrínseca das relações sociais, alterando constantemente a forma com que a comunicação humana acontece.

As escolas não estão suprimidas deste processo e devem acompanhar as mudanças, se adequando ao novo ambiente digital. Pensando nisso, aceitamos o desafio de gerir as redes sociais da FourC Bilingual Academy, uma escola bilíngue de Bauru que está inovando na educação brasileira há uma década.

Abaixo, você acompanha os desafios, projetos, conteúdos e processos que temos desenvolvido aqui na Agência Vnew para a comunicação de escolas nas redes sociais.

Como temos trabalhado

Muito além de engajar os alunos com atividades que dialoguem com o universo digital, a escola moderna e do século XXI deve se preocupar com a forma que se apresenta e comunica. Acreditamos que os diferentes tipos de plataformas, que incluem o Facebook, Linkedin, Instagram, Twitter, Youtube e até mesmo aplicativos, facilitam a comunicação com o público-alvo e a difusão da filosofia da instituição. No entanto, na Internet não existem muros e uma falha na linguagem pode ser mal interpretada ou manchar irreversivelmente a forma como a escola é vista.

Por isso, os conteúdos, serviços e rotinas compartilhadas nas redes sociais devem ser acompanhadas de uma linguagem que expresse a essência e a voz online da escola. Assim, o público externo que tiver o primeiro contato com a página ou perfil visualizará o comportamento da instituição e saberá o que esperar no mundo online e offline.

Ainda, a definição do público-alvo externo é fundamental para aproximar o usuário à publicação. Ao desenvolvermos a linguagem e identidade visual, nós prezamos pela familiaridade da instituição pelo usuário, utilizando referências sociais e culturais que sejam de amplo alcance ou interesse do público e adaptando o discurso conforme as pretensões e postura da escola.

Interação com os agentes

Um diferencial apresentado por esse tipo de segmento é a necessidade de integralização com todos os agentes que participam da comunidade escolar, o que envolve a equipe pedagógica, colaboradores, alunos, parceiros e pais.

Para a FourC Bilingual Academy temos uma preocupação em destacar as atividades e formações dos professores e apresentá-los como um diferencial da escola. Além do reconhecimento pessoal, isso é importante para firmar o compromisso com os pais que acreditam na metodologia da instituição. Além de utilizarmos as plataformas como registro das atividades, as redes sociais auxiliam na preservação da história, através de fotos, relatos e textos que relatam a vivência dos alunos e tornam-se um importante aliado à memória da escola.

Já para os pais, quando criamos essa rotina digital, buscamos desenvolver a sensação de proximidade aos filhos e rotina escolar. Relatando o dia a dia dos estudantes, passamos humanizar as redes e envolver os pais em atividades, mostrando a importância e relevância dos projetos que estão sendo propostos na prática, o que antes só era possível ser acompanhado presencialmente.

Escolas nas redes sociais e o papel da agência

O Marketing Digital voltado a este segmento deve ser assertivo e não permite ensaios. Cada instituição possui peculiaridades, linguagem específica e pedagogia próprias que, juntas, constroem a unicidade de cada uma. A complexidade pedagógica da FourC Bilingual Academy faz com que nós mergulhemos em diversos âmbitos educacionais e, assim, possamos compreender e transmitir ao público toda a vivência dos profissionais, pais e alunos que estão envolvidos com comunidade da escola.

Cada canal de comunicação exige uma linguagem própria, postagens que não destoem das habitualidades de cada rede e formalidades na abordagem das escolas nas redes sociais. O grande desafio da agência é delimitar a imagem que buscamos projetar e, ao mesmo tempo, gerar credibilidade e “intimidade” com o público. Além de conhecer o que cada canal tem a oferecer, nós precisamos compreender as intenções da instituição. Ao lado da comunicação interna da FourC, nós temos desenvolvido um diário de atividades internas, externas, curriculares e extracurriculares, construindo uma narrativa amparada nas inovações e diferenciais da escola.


++ Ficha Técnica ++ 

Todo o conteúdo incluído na matéria foi produzido pela Agência Vnew.

O vídeo foi produzido pela MUV films com roteirização pela Agência Vnew.

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