Marketing Tradicional ou Digital: quais são as diferenças?
Guilherme Ferrarezi

Digital, Marketing, Publicidade

Marketing Tradicional ou Digital: quais são as diferenças?

Está certo, pode até ser que a principal diferença entre o Marketing Digital e o Marketing Tradicional seja óbvia. Mas talvez você nunca tenha se atentado aos detalhes e, por isso, fique em dúvida sobre qual das duas possibilidades é a mais viável para aplicar em sua empresa. Ou, ainda, não imagina que elas possam ser usadas como estratégias complementares.

Então, vamos começar! Neste post vamos definir os dois conceitos, falar dos seus benefícios e te ajudar a escolher entre o Marketing Tradicional ou Digital. Confira!

Marketing Tradicional

Sim, esse é o marketing com o qual você já tem contato desde sempre. Ele reúne todas as formas de publicidade que se apresentam nos meios convencionais de atenção de massa, como a televisão, revistas, jornais, rádios, outdoors, etc.

A principal característica do Marketing Tradicional é que ele atinge um público mais abrangente (menos segmentado), mas também fica mais difícil mensurar o impacto real das suas campanhas — como saber quantas pessoas compraram uma TV por que viram o anúncio em um jornal?

Marketing Digital

Já o Marketing Digital é sinônimo de interatividade. Ele é o conjunto de estratégias que utilizam dos recursos do meio digital para estabelecer contato e relacionamento com o cliente. Além disso, possibilita que as ações dos possíveis clientes sejam tomadas de imediato — normalmente, elas estão a um clique de distância, o que facilita a conversão instantânea.

Se “o artista deve ir aonde o povo está”, definitivamente o marketing digital está no caminho certo. Afinal, segundo uma pesquisa do IBGE, o brasileiro passa mais tempo na internet do que assistindo TV. Isso não é nenhuma novidade.

E as diferenças entre essas duas vertentes não acabam por aqui:

  Marketing Tradicional    Marketing Digital  
Custo Maior Menor
Público Mais abrangente/geral Mais segmentado
Mensuração Difícil Fácil
 Interatividade  Menor Maior

Parece que o Marketing Digital saiu à frente, certo? Mas saiba que mesmo com as evidências apontando para o contrário, acredite: o marketing tradicional ainda tem muito impacto! Se isso não fosse verdade, as grandes empresas não estariam investindo tanto dinheiro em comerciais para a televisão ou lutando pelo “horário nobre” até hoje.

Qual a melhor estratégia para mim: Marketing Tradicional ou Digital?

O que concluímos até aqui é que os dois tipos de marketing têm seus benefícios, claro. A grande questão, portanto, está em avaliar o seu objetivo, o seu público e, é claro, seu orçamento antes de decidir-se por um ou outro.

Seu objetivo é o que dará um norte à sua campanha. Se você deseja, por exemplo, atingir o maior número de pessoas possível em escala nacional, o Marketing Tradicional talvez seja uma excelente opção para você.

Já se o seu público é mais jovem, ou se seu objetivo for gerar relacionamento com o cliente de maneira a ouvir a opinião dele a seu respeito, o Marketing Digital te dará mais possibilidades de sucesso.

Além disso, você pode alinhar essas duas estratégias e obter resultados ainda mais incríveis! Muitas grandes empresas já tem feito isso, seja um anúncio tradicional com incentivo a levar o consumidor para as redes sociais, ou um cupom de desconto distribuído em uma campanha online para ser gasto em uma loja física. As opções são inúmeras!

O que não pode acontecer é você deixar de investir em alguma estratégia de marketing e ficar para trás da concorrência. Em um mundo tão conectado e plural como o de hoje, não dá para ficar parado, não é?

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou tem alguma experiência para compartilhar? Deixe seu comentário aqui no blog e conte para nós!

0