Guilherme Ferrarezi

Marketing

O que analisar para escolher uma agência de marketing para o meu negócio?

Escolher uma agência de marketing digital não é tão simples quanto parece. Nem sempre uma grande agência com renome ou a indicação de um amigo é a agência certa para o seu negócio. Há várias questões que devem ser analisadas antes de contratar a empresa que será responsável pela reputação do seu empreendimento e a captação de potenciais clientes.

Por isso, elaboramos este artigo para que você fique atento a alguns pontos na hora de escolher uma agência e, principalmente, sobre os serviços que ela pode oferecer. Confira!

Como escolher uma agência de marketing?

Veja algumas dicas essenciais, independentemente se você chegou até as agências por indicação de alguém ou por uma pesquisa no Google, por exemplo:

Analise o portfólio

Toda agência de marketing ou profissional tem sempre uma amostra dos melhores trabalhos que já desenvolveu. Analise com muita atenção e procure uma identificação com o seu gosto e o que você quer para sua empresa. Avalie questões estéticas e de desenvolvimento de ideias e campanhas.

Procure os clientes

Normalmente, as agências de marketing colocam no site os clientes que atende ou já atendeu. Procure-os, converse sobre como é atendimento, o cumprimento dos prazos, a iniciativa em apresentar ideias e soluções. Afinal, você quer uma agência que ajude e não que fique apenas recebendo ordens.

Faça reuniões de apresentação

Quando estiver certo de uma ou duas agências, marque reuniões com elas antes de fechar o contrato. Apresente o seu negócio, fale dos seus objetivos e problemas e analise as respostas, ideias e soluções que elas proponham.

Quais serviços posso esperar de uma agência de marketing?

O marketing é uma área muito ampla. Pense na sua necessidade: você precisa de um trabalho no meio digital ou no off-line? Ou precisa dos dois? Uma dica: não pense no digital e no off-line de forma paralela. Afinal, sua companhia é uma só e, da mesma forma que é vista em um outdoor ou anúncio de revista, precisa ser identificada em uma campanha em redes sociais, por exemplo. Veja alguns serviços:

Branding

Branding, de uma forma simplista, pode ser chamado de “estudo da marca”. É um trabalho realizado com foco na percepção do cliente em relação à sua marca. Toda agência ou profissional que desenvolva um trabalho de marketing obrigatoriamente precisa entender um pouco de branding.

Marketing digital

O marketing digital engloba diversas estratégias, que são utilizadas de acordo com o objetivo de cada cliente. Por isso, o que pode funcionar para o seu concorrente ou parceiro nem sempre é o ideal para o seu negócio. 

Uma dica: se o seu objetivo é captar mais clientes para o seu negócio, o inbound marketing é essencial e se utiliza de várias ações para que alcançar o público certo, com conteúdo de valor e do interesse de potenciais clientes.

Redes sociais para empresas

As redes sociais não são de amadores. Apesar de muitas pessoas terem um ótimo domínio sobre seus perfis e estarem conectadas diariamente, quando falamos em redes sociais para empresas é bem mais complicado. Há uma série de funcionalidades e ferramentas que são utilizadas neste trabalho. Além de exigir planejamento, estratégia e mensuração de resultados.

Em suma, é essencial que você analise bem o perfil da agência, os trabalhos já realizados, os serviços oferecidos e as propostas que ela tem para o seu negócio. É preciso que haja uma identificação e um bom relacionamento.

Ficou interessado e quer saber mais sobre como uma agência de marketing pode ajudar o seu negócio? Entre em contato com a Agência Vnew e conheça mais sobre as possibilidades.

0