Maria Gabriela Zanotti

Marketing

Confiança Supermercados: inovações para o gigante do centro-oeste paulista

O Confiança Supermercados, maior rede do Centro-oeste paulista, nos procurou para auxiliá-los com uma dor muito comum no segmento: o engajamento dos consumidores nas redes sociais. As mudanças cada vez mais abruptas e as linguagens específicas de cada mídia impactam diretamente na recepção e interesse do público pelo o que está sendo apresentado. Além disso, a entrega dos conteúdos é influenciada pelas métricas difíceis de serem compreendidas.

Para acompanhar todas essas demandas nas plataformas, o Confiança Supermercados através do Departamento de Inovação, juntou-se à Agência Vnew para o desenvolvimento de uma proposta de consultoria para mídias sociais e produção de conteúdo para o novo blog da rede. O projeto tem como objetivo estreitar o relacionamento com os clientes, aumentar a visibilidade e agregar valor a marca.

Tendências do segmento

No Brasil, a liderança dos supermercados está com a rede Pão de Açúcar e Carrefour. O primeiro citado já encontra-se nas mesmas cidades que o Confiança Supermercados, como Bauru e Marília, enquanto o segundo poderá ser um concorrente direto com a expansão da rede para a cidade de Sorocaba. Além deles, outros negócios do ramo em âmbito local competem pelo mesmo público.

Em uma movimentação digital, o Confiança inovou nas cidades em que está presente com a abertura do e-commerce e do Clube com promoções exclusivas para essas plataformas. Para o consumidor, o mundo online e offline não estão divididos e a experiência deve ser continuada. Portanto, o caminho para competir com os varejos digitais definido pelo grupo foi a interatividade entre redes físicas, entrega delivery ou o conhecido “click and collect” para retirada nas lojas. Nas lojas em que o Confiança Supermercados está presente, apenas o Pão de Açúcar realiza o serviço de e-commerce.

Blog do Confiança Supermercados

Visando estratégias tecnológicas para a comunicação e marketing, demos início ao desenvolvimento de um canal mais direto com o público. Os blogs são uma ferramenta poderosa para a gestão de conteúdo e posicionamento nas ferramentas de buscas.

O blog do Confiança surgiu como um repositório de receitas e aproximação da rede e do consumidor, abordando assuntos que reflitam a história de sucesso, parcerias com chefs renomados e divulgação de dicas de preparo com os próprios produtos encontramos no Confiança Supermercados.

 

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A Agência Vnew foi responsável pela criação e aprimoramento do layout do blog, definição de categorias e pautas a serem tratadas, além da produção textual para a plataforma. Esse canal de comunicação fortaleceu o rankeamento em pesquisas, assim como possibilitou que o público tivesse aplicabilidade nos diversos produtos encontrados nos supermercados das redes.

Influenciadores e parcerias

Para o lançamento do blog, atrelamos o nome da marca à imagem de influenciadores que possuem um lifestyle que se conecta ao posicionamento buscado. Essa foi a primeira vez que a rede esteve vinculada com estes profissionais e, com isso, criou-se uma ponte importante para destacar a criação de conteúdos e posicionamento estratégico do Confiança Supermercados.

A Agência Vnew auxiliou na seleção destes perfis, bem como a produção dos convites e ações em que eles estariam envolvidos. Ao final da primeira etapa, organizamos um encontro com todos os influenciadores para gerar um boom no lançamento do blog. Alguns deles, inclusive, produziram conteúdos de receitas para a plataforma, como o Chef Fernandinho, Irmãos na Cozinha e Chef Ana Bia.

Redes Sociais e consultoria

Nós prestamos consultoria para o Departamento de Inovação, que dentro do organograma da empresa influencia em todas as áreas. Com isso, tivemos a possibilidade de propor e auxiliar ações que trouxessem inovações nos processos das empresas, principalmente nas mídias sociais, no posicionamento estratégico e na geração de conteúdo.

Realizamos alguns posts pontuais para gerar maior engajamento e arriscar novas formas de produzir conteúdo. O foco esteve na interatividade do público, tendo uma atenção especial nas métricas. Assim, mensal, trimestral e semestralmente pudemos acompanhar quais os tipos de postagens que geram maior engajamento.

Também estivemos presente em campanhas especiais da rede, como o “Confie”. Essa foi uma ação promovida pela Vnew, juntamente com o Departamento de Inovação e Departamento de Recursos Humanos. Aqui, a ideia foi humanizar a marca por meio da apresentação das centenas de colaboradores que fazem parte da História de Confiança.

 

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Confie na Teresinha e no Gilberto ❤ ⠀ A Melhor Idade faz a alegria dos clientes e deixa o clima muito mais animado com tanto bom humor. ⠀ Quando a Teresinha não aparece em seu caixa exclusivo para idosos e gestantes, os fieis clientes sentem falta e até questionam! Admitida no ano de 2000, ela é conhecida por ser apaixonada pelo o que faz. O resultado são os inúmeros elogios que sempre recebe, inclusive em jornais – como no Jornal da Cidade de Bauru. ⠀ O Gilberto também é muito querido por todos, já que sempre foi apaixonado pelo ramo varejista e supermercadista. Antes de entrar para a nossa família, ele já havia trabalhado em outras empresas da área. Os caminhos o levaram até nós e desde 1996, Gilberto trabalha na Rede Confiança com muito amor e dedicação! Tanto envolvimento há anos fez com que ele fosse convidado pelo próprio Sr. Jad Zogheib para gerir a loja Matriz da empresa. Esse foi um marco na vida de Gilberto, tanto é que ele lembra até do horário em que foi apresentado aos colaboradores da loja – às 15h! Mesmo aposentado, ele atua até hoje como Gerente. ⠀ Saiba mais: https://bit.ly/2LBgv4U ⠀ CONFIANÇA 35 ANOS, ACOLHIMENTO FAZ PARTE DA NOSSA HISTÓRIA ⠀ #ConfiançaSupermercados #ConfiançaDelivery #Confiança35anos

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Os posts foram semanais e a equipe interna da rede foi responsável por filtrar estes participantes, enquanto nós produzimos o conteúdo a ser veiculado sobre ele. A ação foi extremamente positiva e gerou um engajamento fora da linha média até então!

Entre outra ação inédita desenvolvida pela Vnew, escrevemos a história do Super Chico. Nas redes sociais, contamos de um jeito lúdico, as vivências e alegrias deste pequeno guerreiro. Um orgulho para a agência!

 

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Ao longo de toda a Quinzena do Bebê, nós vamos homenagear um pequeno herói! Embarque nas aventuras emocionantes do Super Chico (@daniguedesbombini). ???????? ⠀ Eu sou um menino forte, corajoso e sorridente. Quando eu nasci o médico falou que eu seria especial e diferente! Isso porque eu sou um super-herói, tenho a coragem de um pirata e a determinação de um caubói. Com mamãe, papai e duas irmãs formamos uma linda família. Todos me mimam muito e quem me vê logo fala: iti malia! Você vai acompanhar as minhas aventuras repletas de superação. E verá que mesmo pequenino sou uma grande inspiração. ⠀ ???? Acompanhe essa história! ➡ O segundo capítulo vai ao ar na próxima segunda-feira, às 11h30!

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