Por que investir em marketing de conteúdo
Guilherme Ferrarezi

Digital

Por que investir em marketing de conteúdo?

Não é de hoje que o  marketing de conteúdo se tornou o queridinho do marketing digital — e isso não é à toa. São diversos os estudos que comprovam a eficiência da estratégia, mostrando por que as empresas que desejam consolidar a marca devem investir nesse recurso.

No post de hoje, vamos ver os motivos para investir em marketing de conteúdo e as vantagens dessa ação para seu negócio. Acompanhe!

Vantagens competitivas para sua empresa

Inicialmente, é importante conhecer de quais formas o marketing de conteúdo pode auxiliar o desenvolvimento e consolidação de um negócio. Entre as vantagens da estratégia que justificam o investimento, destacam-se:

  • A produção de conteúdo frequente associada a boas práticas de SEO permite o melhor posicionamento do site nos mecanismos de busca;
  • Ao informar e instruir o usuário, a marca consegue gerar leads mais qualificados para efetivar uma compra;
  • A qualificação de leads só é possível por meio de uma estratégia de conteúdo associada a e-mail marketing, automação e outras práticas;
  • O conteúdo permite não só aumentar os resultados em vendas, mas fidelizar clientes;
  • Investir em informação de qualidade faz com que sua empresa torne-se referência para outras marcas do setor e se transforme em uma influenciadora;
  • O marketing de conteúdo é uma estratégia que apresenta resultados mesmo com baixo orçamento.

Benefícios para pequenos, médios e grandes negócios

Muitos empresários acreditam que uma estratégia de conteúdo só faz sentido para grandes empresas. Entretanto, a solução permite, justamente, uma concorrência mais igualitária nos meios digitais, tornando-a uma alternativa efetiva para empresas com baixo orçamento.

Os resultados positivos do marketing de conteúdo permitiram que a estratégia se consolidasse em um momento de mudança no comportamento de compra do consumidor e também nas tendências de interação com as marcas.

Alcance de mais clientes por meio do marketing de conteúdo

Para acompanhar as novidades do mercado, a empresa precisa estar atenta ao que o mercado tem identificado. Algumas estatísticas importantes são:

  • Um usuário gasta, em média, 50% do tempo que passa online consumindo conteúdo;
  • Para 70% dos consumidores o marketing de conteúdo permite se aproximar da empresa;
  • Para 82% dos profissionais que atuam com marketing de conteúdo o objetivo é aumentar o conhecimento sobre a marca e em seguida, gerar mais leads;
  • Uma estratégia de marketing de conteúdo é 62% mais barata que a de marketing tradicional e permite gerar três vezes mais leads, segundo a DemandMetric;
  • As empresas que mantêm o blog atualizado recebem 67% mais leads;
  • Mais de 70% das empresas aumentaram a quantidade de conteúdo produzido em 2014, segundo pesquisa da Content Marketing Institute;
  • O primeiro resultado do Google recebe 33% do tráfego, enquanto o décimo resultado fica com apenas 2,4% dos cliques, de acordo com a Search Engine Watch.

As estatísticas do segmento oferecem mais segurança ao empresário que busca novas alternativas de investimento para a marca. O fundamental do marketing de conteúdo é traçar um objetivo para ele desde o início.

Otimização dos processos de relacionamento com a clientela

A solução é eficiente tanto para aumento do tráfego do site como para melhorar o relacionamento com o cliente, tornando-se uma referência no setor, gerando mais leads ou fidelizando clientes, etc.

Entretanto, os resultados obtidos podem variar de acordo com como a estratégia é executada, se for visando mais tráfego, mais leads ou mais informação sobre a empresa. Os conteúdos criados e a campanha devem ir em direção desse objetivo.

O marketing de conteúdo vai além de manter um blog corporativo atualizado e envolve a produção de conteúdos ricos em formatos diversos, como vídeos, e-books, casos de sucesso, infográficos e outros.

Apenas com conteúdos para momentos diferentes do funil de vendas, é possível alcançar os resultados esperados com a estratégia.

E você, quer começar a ser uma referência para seus amigos e contatos? Compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais e mostre a eles que você está por dentro das melhores práticas do marketing digital!

0