Google adia pela terceira vez o fim dos cookies

Google adia pela terceira vez o fim dos cookies

O fim dos cookies já é realidade para muitos navegadores, mas, para o Chrome, navegador do Google, isso ainda não acontece. A companhia adiou, mais uma vez, o encerramento do suporte aos cookies, segundo comunicado publicado no dia 27 de julho, a medida será colocada em prática apenas no segundo semestre de 2024. 

O adiamento, apesar de preocupar os usuários, tranquiliza os anunciantes que necessitam do advento para segmentar seus anúncios online. Entretanto, a postergação da medida adia uma futura realidade da indústria que cada dia mais demonstra preocupação com a privacidade. 

Google adia pela terceira vez o fim dos cookies
Google adia pela terceira vez o fim dos cookies

ENTENDA O QUE SÃO OS COOKIES

Os cookies, uma prática utilizada na publicidade desde os anos de 1990, são pequenos arquivos de texto utilizados pelos Websites para rastrear a jornada dos usuários em determinados sites. É por causa deles que não é preciso fazer login toda vez que o Gmail é acessado e também é por eles que as lojas recuperam os carrinhos.

Apesar de facilitar a navegação dentro da internet, os cookies podem apresentar riscos à segurança dos usuários caso não sejam tomados os devidos cuidados. O fato deles serem flexíveis traz o perigo das informações serem recuperadas por pessoas mal intencionadas no caso do compartilhamento das máquinas, por isso, é preciso ter cuidado ao compartilhar computadores e celulares. 

Com o fim dos cookies, as empresas que hoje podem, através deles, coletar informações que as auxiliam no conhecimento do público que visita seu site e que tem a real intenção de compra podem ser prejudicadas. Nesse caso, vale refletir sobre a sua importância e o seu papel tanto no âmbito comercial quanto no social.

Agora, resta apenas esperar por 2024 e ver quais serão os resultados dessa implementação, e como as empresas irão se adaptar a nova realidade.

Posso te ajudar?