Marketing de nicho: curiosidades e características

Dentre os variados tipos de marketing que surgiram ao decorrer da história, o marketing de nicho se destaca como uma ótima alternativa para pequenas e grandes empresas. Sendo resultado de uma adaptação das estratégias de marketing, sua utilização tem estado cada dia mais em ascensão. Ele se destaca por ter o seu foco em um pequeno segmento e, dessa forma, ter como seu maior benefício a possibilidade da empresa se dedicar a atender todas as necessidades de seu público. 

O MARKETING DE NICHO NA PRÁTICA

Na prática, o marketing de nicho se destaca por apresentar diversas vantagens. Dentre elas, a primeira é a redução dos custos de divulgação, já que quanto mais segmentado forem os anúncios, reduz a necessidade de alcançar um público de massa . A segunda é a restrita competitividade, que acaba diminuindo ao se restringir e segmentar o público-alvo. 

A terceira vantagem está atrelada à segunda, já que ao se seccionar o público, cresce a chance de conquistar clientes e torná-los consumidores fiéis que podem promover a marca. A última se refere ao benefício da fácil análise das críticas e sugestões de determinado grupo, o que proporciona uma grande possibilidade de inovar e construir seu nome dentro da comunidade. 

Suas estratégias principais consistem na educação do público, ou seja, é necessário produzir conteúdo e agregar ao consumidor algo que seja construtivo e esteja relacionado com a sua marca. Além disso, é necessário buscar influenciadores que se encaixem no nicho no qual se pretende trabalhar e também trabalhar em cima do storytelling, uma ferramenta que consiste em criar uma comunicação forte e clara que faça com que o público se sinta como parte da marca.

Posso te ajudar?